Sobre a exposição
O projeto "Papel de Mulher" consiste em um painel de lambe-lambes composto por ilustrações de grandes mulheres da nossa história, que fizeram (e ainda fazem) a diferença na luta pela defesa dos direitos humanos, sobretudo das mulheres, e que deixaram um legado histórico. Caracterizadas sem os olhos, continuam facilmente reconhecidas e ainda transmitem a força e o carisma com que conduziram suas lutas. Cada lambe-lambe contém uma ilustração vetorial estilizada do busto de uma das mulheres do projeto. Ao fundo de cada lambe-lambe, há uma estampa formada por elementos gráficos que sintetizam a personalidade e a biografia de cada mulher representada. Todas as ilustrações do projeto são de autoria da artista gráfica Marcella Sholl.
Esta exposição foi criada em março de 2022, e teve uma versão reduzida, com apenas 8 mulheres, em uma exposição dentro da Galeria de Arte Casa Odisseia em São Paulo e chega agora em Tapiraí, no interior do estado, em uma composição robusta e interativa, com 20 mulheres integrando um mural de 4.2 m X 2.4 m.
O suporte é o lambe-lambe, por sua característica como mídia popular, urbana e de expressão de protesto. O lambe-lambe surgiu como uma mídia de baixo custo para divulgação de eventos no século XIX. Muito utilizado por circos itinerantes, ao longo do tempo foi também sendo utilizado por casas de shows, na divulgação de bandas e por artistas urbanos. Atualmente, os lambe-lambes ganharam um grande espaço na decoração. De fácil aplicação, se tornaram uma maneira acessível de mudar ambientes de forma prática, rápida e divertida.
Abaixo, segue a lista das mulheres que compõem o mural instalado no muro externo lateral da Casa Rikio Osawa, em Tapiraí - SP:
1. Amelia Earhart (americana)
2. Angela Davis (americana)
3. bell hooks (americana)
4. Carolina Maria de Jesus (brasileira)
5. Clementina de Jesus
6. Dandara dos Palmares (brasileira)
7. Elza Soares (brasileira)
8. Frida Kahlo (mexicana)
9. Gal Costa (brasileira)
10. Lélia Gonzalez (brasileira)
11. Maria Beatriz (brasileira)
12. Marielle Franco (brasileira)
13. Marina Silva
14. Olga Benario Prestes (germano-brasileira)
15. Pagu (brasileira)
16. Rita Lee (brasileira)
17. Rosa Luxemburgo (polaco-alemã)
18. Simone de Beauvoir (francesa)
19. Sonia Guajajara (brasileira)
20. Tereza de Benguela (brasileira)
Cada mulher representada tem sua biografia sintetizada em um parágrafo, em um lambe-lambe ao lado do mural, além de um QR-code para acessar uma este site, criado especialmente para a exposição, com mais informações sobre cada uma, com fotos, vídeos (quando houver) e registros, que irão contribuir e enriquecer o conhecimento geral sobre suas vidas.
Objetivo do Projeto:
A exposição propõe um convite à reflexão sobre a presença feminina em lutas sociais, raciais e de gênero, através das suas obras, suas vivências e suas lutas ativas dentro dos contextos históricos em que estavam inseridas e ainda estão. Algumas dessas mulheres são altamente reconhecidas, e habitam um repertório coletivo, porém outras não têm sua trajetória tão difundida e o resgate das suas memórias é uma oportunidade de apresentá-las a uma população diversa, que ainda não teve acesso às suas biografias. São mulheres emblemáticas, que servem de referência para novas gerações e que são eternizadas pelas suas histórias. Este projeto tem como objetivo difundir o legado dessas mulheres, fazendo com que as visitantes possam se identificar com as diferentes personalidades e históricos de vida. A exposição pode abrir espaço para rodas de bate-papos, encontros com estudiosas e biógrafas das personalidades representadas artisticamente no painel de lambe-lambes, oficinas de produção de lambe-lambes e arte urbana, entre outras possibilidades de desdobramentos.
A exposição "Papel de Mulher" tem poder de diálogo com toda a sociedade brasileira, mas em especial com as mulheres, trazendo conhecimento sobre outras mulheres importantes na nossa história recente, tanto no Brasil, como no mundo, e visa a ampliação de repertório sociocultural da população tapiraiense, além de promover a representatividade e a identificação de mulheres de diversas etnias, faixas etárias, classes sociais e sexualidade, com as mulheres representadas artisticamente no painel.
Relação do Projeto com a Contemporaneidade:
Ao trazer a público uma exposição que visa divulgar e ampliar o acesso às biografias de mulheres emblemáticas que atravessam o tempo, com épocas e vivências distintas, este projeto fomenta a reflexão sobre a diversidade e o papel das mulheres na sociedade ao longo de séculos, além de ter como fio condutor a representatividade e a identificação com as múltiplas personalidades e vivências apresentadas através das ilustrações.